PROPESP

O grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de um ou, eventualmente, dois líderes cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico, e envolvidos profissional e permanentemente com atividades de pesquisa, cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa e que, em algum grau, compartilham instalações e equipamentos.

A criação de Grupos de Pesquisa deverá observar as normas do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

O cadastramento de novo grupo de pesquisa deve ser solicitado à PROPESP que o submeterá à análise da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, conforme Capítulo III da Resolução 027/2008 – CONSEPE.

Abaixo o fluxograma demonstra sucintamente as etapas para solicitação de cadastro e posterior certificação de Grupos de Pesquisa.

 

 Observações:   

  • É de responsabilidade do líder do Grupo de Pesquisa o cadastro dos membros e atividades, assim como a atualização constante do mesmo. Podendo o Grupo de Pesquisa ter descontinuada sua certificação ou mesmo ser descredenciado junto ao CNPq, caso haja ausência de atualização entre 6 e 12 meses, respectivamente.
  • A criação de Grupos de Pesquisa deverá observar as normas do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq
  • O Líder e o Vice-Líder do Grupo de Pesquisa devem ser docentes com doutorado pertencentes ao Quadro Permanente da UFAM com reconhecida atuação em pesquisa, expressada em seu currículo Lattes.
  • O Líder do grupo é o responsável pela manutenção, no mínimo anual, das informações do Grupo de Pesquisa no Diretório, de forma a impedir que o mesmo seja retirado automaticamente da base por falta de atualização.
  • Solicitamos que o líder do Grupo de Pesquisa leia atentamente o capítulo III da res. 027/2008, para que sejam cumpridas as orientações e normativas referentes à certificação do Grupo e a manutenção do mesmo. 

*Caso não seja aprovado em alguma das fases, o processo irá retornar ao interessado para providências.

  •  

 

Desenvolvido por: