Página inicial > Comitês de Ética

Comitê de Ética em Pesquisa - UFAM

Publicado: Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 13h55 | Última atualização em Quinta, 06 de Mai de 2021, 13h34 | Acessos: 10552

Os projetos de pesquisa desenvolvidos na UFAM que envolvam pesquisas com Seres Humanos ou Animais deverão ser submetidos para apreciação e aprovação dos Comitês de Ética da UFAM.

Comitê de Ética no Uso de Animais da UFAM – CEUA/UFAM

Os projetos que envolvam pesquisa com Animais deverão ser submetidos ao Comitê de Ética no Uso de Animais da UFAM – CEUA/UFAM, gerando assim um protocolo. O CEUA/UFAM está localizado no Instituto de Ciências Biológicas-ICB, Bloco 1, terceiro andar, Setor Sul do Campus Universitário.

Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas – CEP/UFAM.

Os projetos que envolvam pesquisa com Seres Humanos deverão ser submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas – CEP/UFAM.

O CEP/UFAM foi criado pela Portaria do Reitor nº 558/99 de 20/04/99 e aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde – CONEP em 04/08/2000. O CEP/UFAM é uma comissão constituída por treze membros das várias áreas do conhecimento, e um representante dos usuários, que tem por finalidade a avaliação da pesquisa com seres humanos em nossa Instituição, em conformidade com a legislação brasileira regulamentada pela CONEP. Esta missão é dividida em duas ações principais: a orientação aos pesquisadores e a análise dos projetos encaminhados.

Os projetos devem ser submetidos exclusivamente por meio da Plataforma Brasil. Desse modo, não haverá necessidade do pesquisador apresentar ao CEP, na forma impressa, o projeto de pesquisa e os demais documentos que compõem o protocolo de pesquisa, salvo quando o próprio CEP o solicitar. Toda a tramitação ocorrerá por meio da plataforma, ou seja, os pareceres serão obtidos eletronicamente, agilizando todo o processo e ampliando o acesso ao sistema CEP/CONEP.

A competência para assinatura na Folha de Rosto da Plataforma Brasil objetivando a submissão de projetos junto ao Comitê de Ética em Pesquisa/CEP é regulamentada pela Portaria 0453/2018

Coordenação:

Profª MSc. Eliana Maria Pereira da Fonseca - Coordenadora

Profª Dra. Maria Emilia de Oliveira Pereira Abbud - Vice-coordenadora

Secretária: Sra. Edlamar Aquino Teixeira

Localização e contato:

Escola de Enfermagem de Manaus - Sala 07

Rua Teresina, 495 – Adrianópolis – Manaus – AM

Site: http://www.cep.ufam.edu.br/cepufam

Fone: (92) 3305-1181 Ramal 2004 / (92) 9171-2496

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.